5 de outubro de 2011

Façamos o homem..


EXEGESE DE GÊNESIS 1.26

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

Será que quando foi escrito essa citação bíblica, Deus estava dizendo: "Eu sou o Pai e quero que o Filho mande o Espírito Santo fazer" e assim foi?? Ou o Pai manda e o Filho obedece, como dizem os trinitarianos? Claro que não. Deus estava dando ordem aos elementos primários que ele criou para que fossem executando tudo segundo a Sua vontade. Deus criou o Espírito (Ele é o Pai dos Espíritos Hebreus 12.9) e criou a Terra de onde deu ordem para que dela se fizesse o homem como se faz uma estátua. A princípio, a teologia explica que havia três pessoas fazendo o homem, citando o termo Elohim, que cuja terminação "m" seria como o nosso "s" e portanto estaria no plural. Mas a própria escritura mostra que a desinência "s" está na primeira pessoa e não da forma pluralista como afirmam os trinitarianos. Na visão trinitariana, o "Pai" é uma pessoa estática, que apenas fica dando ordens para que o "Espírito Santo" execute e que o homem Jesus está submisso a essa autoridade.

A forma que é feita a tradução bíblica pode inserir idéias tanto de quem está escrevendo como de quem está lendo, sendo assim, somente a revelação da Palavra pode servir de luz para o texto, pois interpretações erradas acabam distorcendo o real significado do texto.

Explicação do texto:

Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. A princípio deve-se compreender que Deus não é um ser humano comum, mas um ser infinito e único em existência. As demais coisas foram criadas por Ele, portanto, Deus não é homem. Em números 23.19 está escrito:

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?

Essa composição humana que a Bíblia estava se referindo não seria três pessoas, mas uma estrutura composta de corpo, espírito e alma. Inclusive, o corpo seria formado por glândulas masculinas e femininas, onde o gene dominante determinaria o sexo da pessoa. Tão pouco seria três pessoas conversando entre si, dizendo que criaria um ser igual a "eles", pois o homem é só um e não três. Pois no princípio Deus formou o Espírito que preencheu o céu e na ordem inversa, Fez a Terra de onde tirou o homem, que serviria de projeto para que o próprio Deus fizesse seu corpo humano, que seria o próprio Jesus.

Em outras escrituras dizem claramente que Deus falava com suas criações, conforme iam sendo geradas, mostrando a presença de seres celestiais ao seu redor, inclusive os espíritos bons e maus, como está escrito em 1 Reis 22.19-23

Então, disse ele: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, a que suba e caia em Ramote-Gileade? E um dizia desta maneira, e outro, de outra.
Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou mal contra ti.

Em Gênesis 11.6-9 está escrito:

e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.

Seria heresia dizer que foi o Espírito Santo que causou confusão nas pessoas, pois Deus não é Deus de confusão (1 Co 14.33). Da mesma forma que um espírito enviado por Deus confundiu os profetas de Acabe, também um espírito desceu e confundiu as línguas. Foi usado uma pluralidade, mas mostrando a presença de espíritos que estão ao redor de Deus. O profeta Isaías mostrou que havia também outros seres celestiais, chamados serafíns que estavam ao redor de Deus, conforme está escrito em Isaías 6.1-10.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!
Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.
Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos, e a ouvir com os seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado.

Como se pode ver, Deus está rodeado de criaturas celestes, onde cada uma tem uma forma de ser descrita pelos profetas, mas todas são espíritos enviados por Deus para falar ao homem. Deus perguntou pra Jó:

Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?

(Jó 38.4-7)

O homem naturalmente é uma criação terrena, onde Deus o criou tirando do pó da terra, conforme está escrito em Gênesis 2.7-8:

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

Como se pode ver, o homem foi feito do pó da terra e o espírito que Deus formou colocou dentro dele, passando a ser alma vivente. Então, para criar o homem, Deus criou a terra primeiro e deu ordem para que ela fizesse uma imagem humana, como uma escultura ou estátua e colocou o espírito no homem, onde passou a ser uma alma vivente, pois o espírito é formado dentro do homem, conforme Zacarias 12.1

"Peso da palavra do SENHOR sobre Israel. Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele".

Jesus mesmo tinha poder sobre a natureza, conforme está escrito:

Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt 8:27).

A confusão doutrinária acerca da citação de Gênesis 1.26 também pode ser percebida na ordem da criação, onde se confunde a criação do Céu com a criação da terra.
De Gênesis 1 até 2.3 a Bíblia está falando da criação do céu e portanto não possui a mesma sequência exata da criação da terra, pois o homem foi criado no céu no sexto dia, mas quando Deus criou a terra, o homem foi a primeira criação de Deus e a mulher a última, conforme a sequência de Gênesis 2.4-25.
Deus disse: "façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança.. macho e fêmea os criou". Ora, se for levar ao pé dá letra, então Deus teria um sexo ou dois, pois o homem é macho e fêmea, como Adão, em Gênesis 5.1-2
Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.

No homem existe o cromossomo XY, que é o feminino da mãe e o masculino do pai. A mulher tem o cromossomo XX e por isso tem a formação física diferente do homem, mas ambos possuem as mesmas composições genéticas. O que diferencia o homem da mulher é a evolução das proteinas que dão forma ao corpo. Na citação de Gênesis 5.1 Adão já tinha uma esposa e continuava com a mesma condição genética.

Para resumir, Deus estava desenvolvendo um projeto perfeito, onde toda a existência se resumiria em sete dias no céu, mas que quando começasse a se materializar na terra teria tempos diferentes conforme Deus ia determinando que viessem a existência, como está em Gênesis 2.5

Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

Deus antes de criar os céus e a terra, antes de falar a primeira palavra, criou a sabedoria, conforme Provérbios 6.22-27
O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos eantes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo;

O irmão Branham disse que, antes que Deus dissesse a primeira palavra, Ele pensou primeiro e antes de começar a construir os céus, Deus criou a sabedoria, depois a ciência, só depois que disse: "Haja luz".
Quando Deus falou a palavra, então o verbo de Deus se materializou em forma de luz. Essa luz não é a luz do sol, que foi criado no quarto dia no céu, mas a vida. Deus criou a luz e a dividiu em duas partes: luz branca e negra, Deus não disse: "haja trevas" mas fez separação entre luz e trevas. Chamou de dia a luz e chamou de noite as trevas. João descreveu a primeira palavra que Deus falou como o verbo e por isso disse:
No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1.1-3

Deus em sua criação estava fazendo um projeto onde Ele mesmo viria posteriormente a se materializar, onde geraria um corpo pra Ele mesmo habitar e assim ser como o homem que ele estava projetando, como o oleiro molda o barro, por isso João disse:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1.14

Deus mesmo tomaria a forma de um homem e em seu projeto, Ele estava formando a si mesmo, como descreveu o profeta em Isaías 43.10-13

Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou;e ninguém que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

O Deus único e verdadeiro estava criando tudo em si mesmo. Ele formou seu Espírito e depois um corpo. Nesse projeto divino, Deus criaria o homem para ser como ele é, após a transformação de nossos corpos, pois Jesus foi nosso precursor, conforme disse Paulo em Filipenses 3.20-21

Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


Em colossenses 1.15- 18 está escrito:
o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisasque há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Isaías escreveu:
Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
Isaías 45:5-7

Nenhum comentário: