7 de novembro de 2011

Sétima trombeta



"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta,
se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos" Apocalipse 10:7

Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
1 Coríntios 14:8

Até meados do século passado, essa escritura era totalmente velada, não sendo conhecida sua significância e como se revelaria quais esses mistérios citados. A mensagem do profeta William Marrion Branham, que pregamos, tem por objetivo atualizar a Igreja de Jesus Cristo na terra acerca dos eventos que estão sucedendo em nossos dias. Palavra revelada é palavra conhecida. Se ainda não aconteceu, então ainda não foi revelado (Dt 29.29).

EXEGESE DE APOCALIPSE 10.7

O versículo 7 começa com a conjunção "mas" em referência ao que João havia ouvido anteriormente quando soaram as sete vozes dos sete trovões no versículo anterior, que revelaria algo mais grandioso e esperado pela Igreja, e esse MAS se referia a algo que somente no futuro, ou seja, em nossos dias QUANDO o sétimo anjo TOCASSE a sua trombeta seria conhecido. Apocalipse 10 não é uma continuação da sexta trombeta ou um evento dado em 1963, MAS NOS DIAS EM QUE JESUS SUBIU AOS CÉUS.
Apesar de Apocalipse 10 estar logo após o capítulo 9, não significa uma continuação em sequência, mas um capítulo que foi colocado lá simplesmente para complementar o capítulo 11 a partir do versículo 15. Inclusive Apocalipse 11 do versículo 1 ao 14 são eventos posteriores ao toque da sétima trombeta, depois da vinda de Cristo, na grande tribulação, que será somente por três anos e meio. A numeração dos capítulos e versículos do livro de Apocalipse não são sequenciais por se tratarem de cartas que foram ajuntadas e numeradas para facilitar a localização das referidas escrituras.
Para se compreender melhor acerca de Apocalipse 10, necessita-se entender primeiro sua colocação no tempo certo, onde aconteceu o evento e sua importância. Para isso é necessário voltar um pouco antes, onde João fala do mesmo livro, porém ainda fechado, em Apocalipse 5.1-2
Esses eventos descritos por João, quando esteve na ilha de Patmos (Ap 1.9) foi-lhe revelado em forma de visões por um anjo, mas que seriam acontecimentos que se desenrolariam em seu tempo e outros que aconteceriam posteriormente (Ap.1.19).
A princípio o Livro estava selado e ninguém podia abrí-lo:
E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. Apocalipse 5:1-4

Naturalmente todos concordam que quem abriu o Livro e desatou seus sete selos foi Jesus, já que foi somente ele quem morreu e ressuscitou, como mostra o versículo seguinte:

E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Apocalipse 5:5-10

Mas quando foi que Jesus abriu os sete selos?
Quando morreu na cruz e ressuscitou há dois mil anos atrás. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que João Batista anunciou (João 1.29). Quando esteve na terra, estava na forma de um homem, e mesmo os demônios perguntavam se ele era o filho de Deus. Os discípulos tiveram dificuldades de reconhecer Nele o Messias esperado. O irmão Branham disse que era Deus em pele de homem, mas os homens só viam o homem de fora e não o Deus que habitava dentro. Deus estava velado em pele humana.
Quando João, o amado, estava ao pé da Cruz, juntamente com Maria, certamente também estava chorando muito vendo seu Mestre sendo crucificado (Jo 19.26). Para eles, todas as promessas da restauração do reino de Israel estavam terminando e não havia mais esperanças. Para os judeus, ele seria a última esperança, ssim como para as mulheres que ali estavam, para os discípulos e até mesmo toda a multidão de expectadores, a cena do calvário era algo indescritível, mas porém, selada da visão dos que observavam. Aquele homem que estava sendo crucificado era inocente, mas mesmo assim estava sendo morto. O anjo de apocalipse mandou João escrever as coisas que ele tinha visto, e isso incluía essa visão da cruz, mas de forma selada.
Com a queda de Adão, a palavra de Deus foi selada e ninguém mais podia abrir esse livro. Nenhum profeta ou sacerdote. Foi colocada uma espada e quatro querubins impedindo o acesso ao Reino de Deus, ou acessar a Arvore da vida. Veja que a espada era andante e os querubins impediam o acesso a Árvore da Vida.
Jesus é o caminho a verdade e a vida. É a palavra de Deus que se fez carne, e essa palavra é um verbo, que estava oculta em um livro, ou, em um corpo humano aparentemente frágil. Andou no meio do seu povo, mas não o reconheceram. Quando Jesus ressuscitou, ele se deu a conhecer aos seus discípulos, mas alguns ainda duvidaram, como Tomé (Jo 20.26). No Pentecostes, após receberem o batismo do Espírito Santo, então entenderam que aquele Jesus era o próprio Deus.
João viu na visão na ilha de Patmos então quando começou a abrir os selos, mostrando um por um os eventos que sucederiam após sua ascenção de Cristo, onde então se iniciaria as SETE ERAS DA IGREJA CRISTÃ. Os seis selos revelaram a atuação do anticristo, mas o sétimo foi apenas silêncio por meia hora. A primeira Era da igreja começou no Pentecostes e termina com os pentecostais em nossos dias.
O livro estava selado com SETE SELOS, mas os selos não eram o livro, apenas encobriam o que estava no livro, por isso é importante observar que os eventos posteriores mostrados pelo cordeiro, que estava na forma de um querubim, eram de acontecimentos que se estenderiam por toda a Terra no período do QUARTO REINO conforme foi mostrado por Daniel em Dn 7.23 que é o reino de ROMA. Antes pagã e agora papal.
Veja que em Apocalipse 5 o livro está fechado; em Apoc 6 o livro já está sendo aberto onde cada selo revela um evento na Terra em relação a igreja e em Apocalipse 10, o livro já está aberto e então deixa soar as sete vozes dos sete trovões. É importante notar que os quatro primeiros selos tinha um animal e cada animal fazia soar uma voz como de trovão. Cada animal mostrou o anticristo mudando de cores. Começou com a cor branca, pois era um falso cristo, depois vermelho quando começou a matar a igreja em nome de Deus; depois passou a comercializar o evangelho e em nossos dias já está na cor amarela, com o nome de Morte e o inferno o segue. João foi incubido de escrever tudo que tivesse visto e as coisas que deveriam acontecer, mas as sete vozes dos sete trovões, ele foi proibido pelo anjo de escrever. As sete cartas enviada as sete igrejas da Ásia tiveram sete vozes falando as suas características peculiares, mas até a metade de século passado eram desconhecidas o seu destino.
Agora, esse evento em que o anjo forte deixa-se transparecer de forma sobrenatural com características peculiares a Jesus como visto na visão de Daniel, pode ser facilmente percebido como um acontecimento que se deu quando Jesus subia aos céus, onde ele ficou entre o céu e a terra (At 1.9), ocultado numa nuvem, quando então dois anjos falaram com os discípulos da vinda de Cristo (At 1.11) MAS QUE SÓ NOS DIAS DA VOZ DO SÉTIMO ANJO SERIA CONHECIDO ESSE MISTÉRIO, que foi falado aos profetas.
Tanto Apocalipse 5 como o 10 são eventos que sucederam anteriormente ao Pentecostes, com excessão do versículo 10 que fala de algo no futuro. Foi João mesmo quem comeu o livro, mostrando acontecimentos antes que começasse a primeira era da igreja com o primeiro anjo. Esse Anjo pra quem não sabe, Jesus falou dele em diversas escrituras e ainda assim muitos não conseguiram entender quem é. Em Apocalipse 22.16 Jesus disse que enviaria o seu anjo, que é o seu Espírito, o Consolador. Para os trinitarianos, seria uma terceira pessoa de Deus, mas para nós, é o Espírito de Jesus.
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:16-17

Jesus subiu ao céu e voltará da mesma forma que subiu (At 1.11). Nele habita os sete espírito de Deus, que são os sete anjos das sete igrejas (Ap 1.20). Para entender melhor o que o apóstolo João falava acerca do espírito que Jesus enviaria em seu nome, basta acompanhar em todo o livro de Atos acerca do Espírito de Jesus, que é o Espírito Santo ou o Anjo que acompanhava os discípulos.

Um anjo abriu as portas da prisão aos apóstolos (At 5:19);
Um anjo encaminhou Filipe ao oficial etíope (At 8:26 );
Um anjo soltou Pedro da prisão (At 12:7-9);
E foi chamado "seu" anjo, (At 12:15), anjo da guarda de Pedro;
Um anjo feriu Herodes de Morte (At 12:23 );
Um anjo orientou Cornélio em mandar buscar Pedro (At 10:3);
Um anjo esteve com Paulo, durante a tempestade (At 27;23)

Anjos No Antigo Testamento
Um anjo socorreu Hagar (Gn 16:7-12);
Anjos anunciaram o nascimento de Isaque (Gn 18 -15 );
E a destruição de Sodoma (Gn 18:16-33);
Anjos destruíram Sodoma e salvaram Ló (Gn 19:1-19);
Um anjo impediu a morte de Isaque (Gn 22:11,12);
Anjos guardaram Jacó (Gn 28:12; 31:1 l; 32: l; 48:16);
Um anjo comissionou Moisés a redimir Israel (Êx 3:2);
Um anjo guiou Israel no deserto (Êx 14:19; 23:20-23; 32:34);
Um anjo dirigiu os esponsais (contrato de noivado) de Isaque e Rebeca (Gn 24:7);
A Lei foi dada por anjos (At 7:38,53; Gl 3:19; Hb 2:2);
Um anjo repreendeu Balaão (Nm 22:31-35 );
Um "príncipe do exército do Senhor"apareceu a Josué (Js 5:13-15);
Um anjo repreendeu os israelitas por sua idolatria (Jz 2:1-5);
Um anjo comissionou Gideão a livrar Israel (Jz 6:11-40);
Um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13);
Um anjo feriu o exército assírio (II Rs 19:35; Is 37:36);
Um anjo acudiu Elias quando este fugia de Jezabel (I Rs 19:5-8);
Eliseu esteve cercado de anjos invisíveis (II Rs 6:14-17);
Um anjo livrou Daniel dos leões (Dn 6:22);
Anjos acamparam-se em redor do povo de Deus (Sl 34:7; 91:11);
Anjos ajudaram Zacarias a escrever (Zc 1:9; 2:3; 4:5) etc.,


Um anjo sempre é e sempre será um espírito. Não tem carne nem ossos. Espírito de Luz (2 Co 11.14) é um espírito que é Santo e o oposto é espírito de trevas ou um espírito maligno. Anjo de Luz é um espírito santo e Anjo de trevas é um demônio. Para diferenciar a luz das trevas, foi dado o nome ao espírito maligno de Satanás e ao Espírito Santo de Cristo. Satanás em uma pessoa o torna um diabo e o Espírito Santo dentro de uma pessoa o torna um Cristo, ou cristão.

Os sete trovões foram as vozes dos sete anjos das sete igrejas. O cordeiro tinha os sete espíritos e o Cordeiro falava em voz de trovão, assim como os quatro querubins nos quatro primeiros selos falaram em voz de trovão. João escreveu as cartas, mas estavam seladas e só seriam reveladas nos dias da voz do sétimo anjo. A voz de um anjo sempre era ouvida como um trovão (Jo 12.29). Por diversas vezes nas Escrituras, trovões acompanham os castigos enviados por Deus. A sétima praga no Egito incluiu trovões, chuva de pedras e fogo (Êxodo 9:23-34). Deus pelejou contra os filisteus com seus trovões (1 Samuel 7:10). Por isso o anjo disse: "não escrevas, mas sela" sela as palavras.. A voz de um anjo era ouvida como um trovão (Jo 12.29) e só os escolhidos de Deus podem compreender (Ap 14.2)
De qualquer forma João não escreveu o significado do que havia ouvido, mas descreveu algo selado, que somente os cristãos da Mensagem conheceriam, pois em Isaías diz:

Tardai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte. Porque o SENHOR derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes. Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler. Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído. Isaías 29:9-13

O livro tinha palavras de vida eterna e por isso, quando João quis adorar o anjo ele disse:

E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Apocalipse 22:6-10

Ao apóstolo João foi proibido de escrever a revelação do mistério, ou o que os sete trovões falaram, pois somente NOS DIAS DA VOZ DO SÉTIMO ANJO, QUANDO TOCASSE A SUA TROMBETA, se cumpriria os mistérios de Deus, como anunciou os seus servos, os profetas (Ap 10.7)
Os mistérios que seriam revelados somente quando o sétimo anjo tocasse a sua trombeta. João escreveu o que viu e ouviu, mas todo o livro foi selado, assim como durante quase todo o tempo, Jesus não foi conhecido pelo mundo ou por seus supostos seguidores, apenas por aqueles que tinham o Espírito de Cristo.

Paulo sem dúvida foi o primeiro anjo da primeira igreja gentia, como afirmou:
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, (Atos 27:23).
O anjo é o Espírito de Cristo, mas que também habitava em Paulo, por isso ele disse que ele e o anjo eram um.
O anjo é um espírito e para falar com uma pessoa precisa usar um corpo humano, onde usa as cordas vocais para emitir sons audíveis. Quando um espírito fala com um homem sem ser através de outro homem, esse espírito só pode ser entendido se for através de uma visão. O anjo que falou com Moisés era uma visão numa sarça que ardia sem se queimar. Com Saulo no caminho de damasco era uma luz, mas só ele ouviu a voz que falava ser Jesus a quem ele perseguia.
Veja que aos sete anjos das sete igrejas foi dada uma trombeta e posteriormente uma taça a cada um. O anjo de Deus que livrou Pedro da prisão e que acompanhava Paulo em suas missões precisou de uma trombeta para anunciar sua Mensagem. Essa trombeta que o primeiro anjo usou, não foi um instrumento comum de sopro, como faziam os sacerdotes no Antigo Testamento, mas agora era uma Pessoa separada para um serviço em particular. Um violão, um trombone ou uma trombeta são apenas instrumentos inertes sem vida que precisam de uma pessoa pra soprar neles para que se possa ouvir o som. Precisa que se toque. O anjo não fala às multidões e para que o povo de Deus ouvisse a voz de Deus, era necessário que o anjo, no seu tempo, usasse uma trombeta para anunciar a vontade de Deus. Paulo foi essa trombeta dada ao anjo, pois o ministério de Pedro ficou limitado aos da circuncisão e logo depois foi decapitado, iniciando-se a pregação do evangelho aos gentios através de Paulo.
Ao anjo foi dada uma trombeta e uma taça. A trombeta foi um profeta e a taça é o tempo em que cada profecia seria julgada. Cada tempo teve seu tempo peculiar e durante seis tempos, tivemos seis mensageiros, usados pelo espírito de Cristo anunciando o evangelho aos cristãos, mas só nos dias da voz do sétimo anjo que os mistérios de Deus começaram a ser conhecidos. Esse sétimo anjo seria em espírito e virtude de Elias.

Mas nos dias da voz do sétimo anjo quando tocar.. (futuro) - Ap 10.7
E tocou o sétimo anjo a sua trombeta.. (passado) - Ap 11.15

Elias virá e restaurará todas as coisas (Futuro) - Marcos 9.12
Mas Elias já veio.. (Passado) - Mc 9.13

Os mistérios de Deus já estão sendo revelados e em nossos dias, e a sétima trombeta está soando pela voz de um profeta usado por Deus. Quem não ouvir o toque da trombeta, como se prepará? (Ez 33.4)
Não é a trombeta tocando e o povo subindo como fazem os denominacionais em suas fantasias. Primeiro há o toque da trombeta por um período de tempo, depois os mortos ressuscitam após o toque da trombeta, pela voz de arcanjo e só depois da transformação dos corpos que subiremos ao encontro do Senhor (1 Ts 4.15 e 1 Co 15.52). Dentro da era de Laodicéia a trombeta está tocando, preparando o povo de Deus para a sua vinda, pois o Senhor vem no toque da última trombeta, e a taça é o tempo dado ao mesmo anjo para cumprir sua Mensagem e julgar os que rejeitaram de se arrepender.

Quando a sétima trombeta começou a tocar, houve duas grandes Guerras mundiais, e isso foi só o princípio das dores. Apocalipse 10.7 fala de um evento de grande magnitude e a revelação de um mistério esperado pela igreja, que certamente é a Vinda de Jesus, pois os sete trovões seriam revelados.
Essa vinda de Jesus se dá no sexto selo, terminando o quarto reino de Roma e seu domínio, quando é dito:

E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
Apocalipse 6:12-17
Essa citação é a mesma de S. Mateus 24

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:27-31

Os sete anjos viriam nos últimos dias para buscarem a igreja, tanto os que morreram em Cristo e ressuscitarão, como os que estiverem vivos, para que se cumpre em Apocalipse 11.15 que diz:

E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. Apocalipse 11:15-19

Essa escritura está exatamente no tempo em que Pedro se refere sobre a vinda de Cristo

Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;
Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
2 Pedro 3:1-13

Por isso Paulo escreveu
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51-52

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. - 1 Tessalonicenses 4:13-17

No Velho Testamento eram os sacerdotes ou os profetas que tocavam a trombeta para anunciar o povo sobre algo que viria.


Versículos sobre trombeta

Então, no décimo dia do sétimo mês, farás soar fortemente a trombeta; no dia da expiação fareis soar a trombeta por toda a vossa terra. - Levítico 25:9
E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte: - Josué 6:5
Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade: - Josué 6:20
E assim que chegou, tocou a trombeta na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel, com ele à frente, desceram das montanhas. - Juízes 3:27
Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele. - Juízes 6:34
Quando eu tocar a trombeta, eu e todos os que comigo estiverem, tocai também vós as trombetas ao redor de todo o arraial, e dizei: Pelo Senhor e por Gideão! - Juízes 7:18
Ora, Jônatas feriu a guarnição dos filisteus que estava em Geba, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus. - 1 Samuel 13:3
Absalão, porém, enviou emissários por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som da trombeta, direis: Absalão reina em Hebrom. - 2 Samuel 15:10
E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel. E tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão! - 1 Reis 1:34
Então Zadoque, o sacerdote, tomou do tabernáculo o vaso do azeite e ungiu a Salomão. Então tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão! - 1 Reis 1:39
Tremendo e enfurecido devora a terra, e não se contém ao som da trombeta. - Jó 39:24
Toda vez que soa a trombeta, diz: Eia! E de longe cheira a guerra, e o trovão dos capitães e os gritos. - Jó 39:25
Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta. - Salmos 47:5
Tocai a trombeta pela lua nova, pela lua cheia, no dia da nossa festa. - Salmos 81:3
Vede, todos vós, habitantes do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes; e ouvi, quando se tocar a trombeta. - Isaías 18:3
E naquele dia se tocará uma grande trombeta; e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir; e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém. - Isaías 27:13
Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. - Isaías 58:1
Anunciai em Judá, e publicai em Jerusalém; e dizei: Tocai a trombeta na terra; gritai em alta voz, dizendo: Ajuntai-vos, e entremos nas cidades fortificadas. - Jeremias 4:5
Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Eu me torço em dores! Paredes do meu coração! O meu coração se aflige em mim. Não posso calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra. - Jeremias 4:19
Até quando verei o estandarte, e ouvirei a voz da trombeta? - Jeremias 4:21
Arvorai um estandarte na terra, tocai a trombeta entre as nações, preparai as nações contra ela, convocai contra ela os reinos de Arará, Mini, e Asquenaz; ponde sobre ela um capitão, fazei subir cavalos, como locustas eriçadas. - Jeremias 51:27

Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira. - Ezequiel 7:14
Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida. - Ezequiel 33:5
Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia. - Ezequiel 33:6

Tocai a corneta em Gibeá, a trombeta em Ramá; soltai o alarma em Bete-Áven; após ti, ó Benjamim. - Oséias 5:8
Põe a trombeta à tua boca. Ele vem como águia contra a casa do Senhor; porque eles transgrediram o meu pacto, e se rebelaram contra a minha lei. - Oséias 8:1
Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto; - Joel 2:1
Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene; - Joel 2:15
Por isso porei fogo a Moabe, e ele consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, e som de trombeta. - Amós 2:2
Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito? - Amós 3:6
Por cima deles será visto o Senhor; e a sua flecha sairá como o relâmpago; e o Senhor Deus fará soar a trombeta, e irá com redemoinhos do sul. - Zacarias 9:14
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? - 1 Coríntios 14:8

Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação.
Levítico 23:24
Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.
Números 10:2
Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.
Números 10:3
Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e isto vos será por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
Números 10:8
Ora, quando na vossa terra sairdes à guerra contra o inimigo que vos estiver oprimindo, fareis retinir as trombetas; e perante o Senhor vosso Deus sereis tidos em memória, e sereis salvos dos vossos inimigos.
Números 10:9
Semelhantemente, no dia da vossa alegria, nas vossas festas fixas, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, e sobre os sacrifícios de vossas ofertas pacíficas; e eles vos serão por memorial perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Números 10:10
No sétimo mês, no primeiro dia do mês, tereis uma santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.
Números 29:1
E Moisés mandou à guerra esses mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, o qual levava na mão os vasos do santuário e as trombetas para tocarem o alarme.
Números 31:6
Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
Josué 6:4
Chamou, pois, Josué, filho de Num, aos sacerdotes, e disse-lhes: Levai a arca do pacto, e sete sacerdotes levem sete trombetas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.
Josué 6:6
Assim, pois, se fez como Josué dissera ao povo: os sete sacerdotes, levando as sete trombetas adiante do Senhor, passaram, e tocaram-nas; e a arca do pacto do Senhor os seguia.
Josué 6:8
E os homens armados iam adiante dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia após a arca, os sacerdotes sempre tocando as trombetas.
Josué 6:9
Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca da Senhor iam andando, tocando as trombetas; os homens armados iam adiante deles, e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor, os sacerdotes sempre tocando as trombetas.
Josué 6:13
E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade.
Josué 6:16
Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade:
Josué 6:20

Um comentário:

Manuel Portugal Pires disse...

2017 Set 22 - trombetas !?