25 de janeiro de 2017

Tempo de Adão até o Dilúvio

GN.5.1-32 – A GENEALOGIA DE ADÃO ATÉ NOÉ. 

ENOQUE ANDOU COM DEUS.

Grande parte dos autores bíblicos apresenta genealogias em seus escritos. Estas listas familiares tornam-se evidências da seriedade do autor e conferem ao texto aspecto documental.  Personagens lendários não necessitam de genealogia, ou melhor, não a possuem. 
No capítulo 5, o autor percorre 1558 anos de história da humanidade, mas cita nominalmente apenas 13 personagens.  Seu propósito era apenas chegar a Noé para narrar o episódio do Dilúvio.  O que se diz sobre a maioria dos 13, é algo bastante comum: nasceram, tiveram filhos e filhas, e morreram.  Enoque, porém, é colocado em evidência porque ele era diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas, afinal não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu.  Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus. Tendo sido diferente, teve um rumo diferente. Todos os outros personagens do capítulo 5 morreram, mas isto não é dito a respeito de Enoque.  Deus o tomou para si. Desse modo, ele se tornou um protótipo do arrebatamento da igreja. 
Nós, servos de Deus, precisamos andar com ele. O cristianismo não é meramente uma religião, é uma vida de relacionamento com Deus. 
Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa, mas é livre de muitas coisas ruins. Quem anda com Deus não é livre para ir a qualquer lugar, mas somente aos lugares aonde Deus vai.  Contudo, andar com Deus não é restrição para a nossa liberdade. Pelo contrário, é garantia de liberdade, pois quem anda com Deus não pode ser impedido de prosseguir.
Andar com Deus, como fizeram Enoque (5.24) e Noé (6.9), significa viver com ele e não apenas realizar atos religiosos em sua homenagem.  Andar com Deus é incluí-lo em todos os setores da nossa vida. Andar com Deus é percorrer o caminho de Deus.  Certamente, não será ele que andará pelos nossos caminhos.  Isto significa fazer a sua vontade, escolher o seu rumo, aceitar a sua direção.  Conseqüentemente,  nós o teremos como companheiro, amigo e amparo constante.  Andando com Deus, chegaremos a um bom lugar, onde estaremos para sempre com o Senhor. 
Enoque viveu 365 anos antes de seu desaparecimento. A bíblia diz que depois dos 65 anos, ele andou com Deus durante 300 anos.  Isto é perseverança. É persistência e determinação. Não adianta andar com Deus um dia e depois abandonar o seu caminho.  Precisamos andar com Deus até chegarmos ao final desta viagem sobrenatural. Andar com Deus é uma expressão que pode ser interpretada como crescimento espiritual, progresso espiritual, ou, usando a linguagem do Novo Testamento, “andar em Espírito” (Gálatas 5.16) no caminho que é Cristo (João 14.6).

UTILIDADE DAS GENEALOGIAS
A seguir apresentamos a genealogia do capitulo 5 de Gênesis.
 Personagem
Idade quando gerou o personagem seguinte.
Idade por ocasião de sua morte
ADÃO
130
930
SETE
105
912
ENOS
90
905
CAINÃ
70
910
MAALALEEL
65
895
JEREDE
162
962
ENOQUE
65
365
MATUSALÉM
187
969
LAMEQUE
182
777
NOÉ
500
SEM, CÃO E JAFÉ

130+105+90+70+65= 460  Nascimento de Enoque

460 anos + 365 = 825 anos Tempo de Enoque na terra

Voltando para a contagem do calendário.

460+187+182= 829 
Noé nasce quatro anos depois de Enoque ser arrebatado.

829 +500 anos nasce os três filhos de Noé e começa a construção da Arca por 100 anos.
A idade do homem é reduzida para 120 anos, mas o tempo de construção da Arca é 100 anos.

829+600= 1429 Começa o Dilúvio

De Adão até o Dilúvio foi 1656 anos.

1656-600=1056
1656-969 (idade de Matusalém)= 687 Anos.

Matusalém morre com 969 anos, que foi o ano que começou o Dilúvio.
Enoque subiu 144 anos antes de começar o Dilúvio. Como Noé pregou 100 anos, então Enoque sequer participou da construção, apesar de ter pregado que o fim viria, como disse Judas:

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Judas 1:14,15

A leitura das genealogias é considerada normalmente como algo cansativo, monótono e inútil. Contudo, não é assim, pois através delas podemos extrair muitas informações. Algumas delas são apenas para satisfazer nossa curiosidade. Outras podem até ser úteis no estudo bíblico.
A genealogia acima nos permite as seguintes observações e algumas conclusões:
-                      São apresentados 13 nomes que vão, desde Adão até os filhos de Noé.
-                      Somando as idades da coluna central, concluímos que desde a criação de Adão até o nascimento de Sem, passaram-se 1558 anos.
-                      Em todo esse tempo, devem ter nascido centenas ou milhares de pessoas. Contudo, o autor teve interesse de mostrar apenas os nomes que ligavam Adão a Noé.
-                      Os nomes das mulheres não são citados na genealogia.
-                      Notamos que a descendência de Caim foi extinta com o dilúvio.
-                      O dilúvio aconteceu no ano 1656 após a criação do homem, pois Noé tinha então 600 anos (Gn.7.11). 
-                      Curiosidade: durante parte da vida do pai de Noé, Adão ainda era vivo.
-                      Curiosidade: o homem que mais viveu, Matusalém, parece ter morrido no dilúvio, pois morreu no ano em que Noé teria 600 anos.
-                      Como os homens viviam séculos, tinham seus filhos bem mais tarde do que acontece hoje.
 * O texto de Gênesis 5 diz que Noé viveu 500 anos e teve três filhos, Sem, Cão e Jafé.  Este texto contém um arredondamento e um resumo dos fatos.  Isto poderia levar a crer que aos 500 anos de idade Noé teve três filhos gêmeos, mas não foi assim. Em Gn.10.21 vemos que Sem era o mais velho entre os filhos de Noé. 
Há quem questione as cronologias que se baseiam nas genealogias, alegando que possa haver omissão de personagens e, assim, omissão de períodos indefinidos de tempo.


2 comentários:

Anônimo disse...

Até iria dar um crédito ao blog por estudar a biblia mas percebi que não entendem o que leem, por que tem escola dominical, só por este detalhe entendo que ainda não tem compreensão biblica.

rafael caitano disse...

Muito bom Célio gosto muitos dos estudos e sua humildade em explicar